sexta-feira, 28 de março de 2008

Carta de Chico Mendes revela lutas e perseguições na década de 80


Xapuri 18 de outubro de 1987
Prezados companheiros e companheiras Estamos chegando ao final de 1987. Um ano de muita luta de grandes sucessos, mas também um ano de muitas perseguições e calúnias.Todos nós, mais uma vez somos convidados a nos mantermos unidos, cada vez mais na fé, na coragem e na confiança e esperança de vencer. Precisamos mais do que nunca estar unidos, pois desta união depende o nosso futuro, o futuro de nossos filhos. As forças inimigas estão se organizando para nos combaterem. Estas forças são os fazendeiros, e o prefeito de nossa cidade, juntamente os políticos que o apóiam.E nós vamos ficar de braços cruzados?..A igreja também está sendo atacada e nós vamos ficar calados?... Companheiros, assim não dá. Vamos à luta. Neste sentido, convidamos todos os delegados sindicais desta área e todos seus auxiliares para um grande treinamento de lideranças sindicais, a se realizar nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. Não faltem, por favor. E dia 30 a 31 de dezembro, grande assembléia geral do sindicato. Aí é hora de todo mundo comparecer, homens e mulheres, pois a luta é de todos nós. Precisamos nesta assembléia aprovar nossos planos de luta para 1988, pois neste ano, pela primeira vez vamos enfrentar as forças da maldita UDR.Espero contar com a colaboração da todos vocês.
Saudações sindicais do companheiro
Chico Mendes

Um comentário:

Liga Extraordinária disse...

A princípio venho parabenizar os idealizadores deste blog.
Vejo este instrumento de comunicação como forma de expôr não só a história de um ícone no Meio Ambiente, que foi Chico Mendes, como também utilizar este blog para mostrar em rede mundial o que de fato acontece em Xapuri.
Sou estudante do 5ºperíodo de jornalismo do IESACRE e lamento pelo insidente ocorrido no blog de alguns alunos da instituição(IESACRE). Tenho algumas disciplinas relacionadas ao tema Meio Ambiente e estou fazendo um artigo sobre o vigesímo aniversário da morte de Chico Mendes e espero através deste salientar as principais informações sobre a vida deste lutador em pró da natureza.
Parabéns a todos e um grande abraço da xapuriense e acadêmica de jornalismo.
Sabrina Soares